Selected a language:

MASSAGEM: Deslizamento miofascial cuidando da sua saúde

O deslizamento miofascial , é uma modalidade de massagem, originária nos Estados Unidos, na década de 70.

Foi fundada por um fisioterapeuta, de nome John Barnes. Cansado da fisioterapia tradicional, e percebendo que nem sempre os resultados eram tão duradouros, John foi a procura de uma técnica que pudesse trazer resultados mais satisfatórios.

A técnica chamada de MYOFASCIAL RELEASE, se baseia na fáscia do músculo como função primária, para um bom alongamento das fibras musculares.

Todo músculo do nosso corpo é envolvido por um tecido conjuntivo chamado fáscia. Ela não só envolve os músculos como também as vísceras, as artérias e as veias. Podemos desta forma então entender a sua grande extensão, e sua importância.

Através de um toque, com pressão leve ou moderada, focado nos locais de restrições musculares, o terapeuta busca um aumento da circulação sanguínea na região, alterações bioquímicas locais, e dessa forma um alongamento da fáscia, e por conseqüência do músculo.

De que adianta alongar somente o músculo, se a fáscia permanece encurtada?

De uma forma geral, a maioria das técnicas tradicionais visa o alongamento somente do músculo, esquecendo do componente fáscia. Se a fáscia não é trabalhada, o músculo retornará a sua posição original. Daí os resultados menos duradouros nas técnicas tradicionais.

É importante frisar que a fáscia tem a propriedade de guardar a memória da posição muscular, e dessa forma, ao manipulá-la durante a terapia o paciente pode vir a lembrar certos episódios ou fatos que ocorrerão no passado com aquele músculo, ou região. Ela pode ser aplicada nas mais diversas patologias músculo esqueléticas, desde um esportista com uma lesão muscular, até um paciente reumatológico idoso com grau de comprometimento maior.

No mundo de hoje, acredito que as pessoas buscam uma qualidade de terapia e atendimento melhor, algo específico, direcionado, onde o terapeuta está com 'hands on' no seu problema.

Até que ponto é cuidar do corpo quando nós passamos a ser tratados somente por aparelhos eletroterápicos, um atendimento em massa, não recebendo atenção , e sendo somente mais um?

Será que isso é saúde?

Seja consciente, você é responsável pela sua saúde.


Por
Ana Paula Outsubo
Fisioterapeuta especialista na técnica de deslizamento miofascial
[email protected]
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: