Selected a language:

Carnaval: Todo cuidado é pouco ao sambar de salto alto

"Cair do salto alto" é muito mais do que uma simples metáfora para indicar que determinada pessoa se deu mal. Trata-se de uma das queixas femininas mais frequentes nos consultórios de ortopedia, principalmente entre os 18 e 50 anos. Logo após o Carnaval, o número de atendimentos a mulheres com torções e fraturas por estresse aumenta.

De acordo com o doutor Gilberto Anauate, chefe do departamento de ortopedia do Hospital Santa Paula (SP), as pacientes arriscam a própria saúde em nome da vaidade nesta época do ano. "Um dos principais vilões dos pés femininos são os saltos altos. Insistir no uso de um calçado que concentra o peso do corpo na ponta dos pés certamente vai acelerar o surgimento de dores nas costas ou mesmo fraturas por estresse. Ao lado do impacto constante durante o desfile ou o samba, por exemplo, são frequentes as torções e quedas de calçados com solado plataforma ou mesmo daqueles modelos que não são presos no tornozelo".

O médico aponta outros problemas relacionados ao salto alto, como formação de calosidades, unha encravada, joanetes, bursite no calcanhar e, inclusive, o encurtamento do tendão de Aquiles. "Depois de fazer do salto alto um hábito, a pessoa não consegue mais se sentir confortável ao calçar um chinelo de praia ou mesmo um tênis de corrida. Isto porque o salto impede o movimento completo da passada e acaba atrofiando o tendão, levando a paciente a sentir dor crônica em idade mais avançada".

A dica do doutor Anauate é optar por modelos que acomodem bem a largura dos pés, além de saltos entre três e cinco centímetros de altura. O médico também aconselha a confirmar o número dos calçados de tempos em tempos, já que é comum os pés alargarem e ganharem mais comprimento ao longo dos anos.

Fonte:
Dr. Gilberto Anauate, médico ortopedista, chefe do departamento de ortopedia do Hospital Santa Paula, em São Paulo

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    ZhhYFAOesYAS
    16/02/2012 14:28

    Acho lidans sandalia que pegam no tornozelo e ainda com esta tiras, mas estou longe de conseguir usar saltos tao altos..kkk coitada de mimBoa quintaBeijo coloridos!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: