Selected a language:

Cuidados com a Pele: Índice Ultravioleta perigoso: Em São Paulo e outras capitais é preciso usar filtro solar

Férias chegam ao fim, mas cuidados com a pele devem continuar

O período de férias já acabou para muitos paulistanos, mas os cuidados com a exposição ao sol devem ser mantidos. Dermatologistas indicam o uso do protetor solar mesmo para quem fica a maior parte do tempo fora do sol.

O índice ultravioleta (IUV) - uma medida de intensidade da radiação solar, que está relacionado com efeitos sobre a pele humana - está elevado em boa parte do Brasil. Na Capital paulista, a previsão é que o índice chegue a 14 nesta quarta-feira, valor considerado extremo. O cálculo para obter essa intensidade envolve os mais diversos fatores como: concentração de Ozônio na atmosfera, a estação do ano que estamos vivendo e as características geográficas de cada local, como altitude e tipo de solo.

As reações da pele humana à exposição dos raios ultravioletas podem ser classificadas como agudas (imediatas) ou crônicas (em longo prazo). As reações agudas, como queimaduras, bronzeamento e produção de vitamina D, se desenvolvem e desaparecem rapidamente; enquanto as crônicas, como fotoenvelhecimento e câncer de pele, têm aparecimento gradual e longa duração.

O sol faz bem à saúde, mas é necessário usar protetor solar com um fator adequado à pele e, principalmente, evitar certos horários de exposição solar direta. Saber sobre o índice ultravioleta é uma alternativa para quem quer curtir o sol, sem prejudicar a saúde.

Fonte: Somar Meteorologia

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: