Selected a language:

Beleza na gravidez: O que as futuras mamães devem fazer para manter a pele saudável

Durante a gravidez existem modificações hormonais que se manifestam de modo considerável na pele. Essas mudanças se devem principalmente ao aumento dos níveis de estrógenos. A pele se torna tensa e frágil devido ao aumento da vascularização.

Na face, pode surgir o melasma que acentua com a radiação solar. Clinicamente, são manchas simétricas nas bochechas e nariz, ou de uma máscara que ocupa toda a face, respeitando a zona ao redor dos olhos, boca e a região próxima ao couro cabeludo. Isso se deve ao aumento de estrógenos ou de hormônio melanócito estimulante.

Veja o que pode mudar no seu corpo durante os nove meses de gestação:

Cabelo
A gravidez tem relativamente poucos efeitos sobre o crescimento dos cabelos, apesar das complexidade das modificações endócrinas. Os estrógenos podem escurecer os cabelos durante a gravidez, da mesma forma que ocorre coma a pigmentação da pele. Já a perda de cabelo aumenta até o primeiro mês logo após o parto e, na maioria dos casos, até o quarto mês.

Estrias
As estrias são caracterizadas pelo afinamento do tecido conectivo e visualizadas na superfície da pele na forma de suaves linhas lineares de aparência atrófica, inicialmente avermelhada, passando a púrpura, até chegar a ficar totalmente branca, tornando a região sem vascularização.

As estrias surgem quando a pele é submetida a uma distensão excessiva, como ocorre durante a gravidez ou quando se engorda e emagrece rapidamente, onde as fibras elásticas e colagênicas do tecido conjuntivo da derme se rompem ou se distendem. O resultado é o aparecimento de linhas lineares dispostas de forma paralela entre si e perpendiculares às linhas de tração da pele.

Geralmente, se localizam nos seios, nádegas, pernas e quadris, abdome e membros superiores.

Celulite
As modificações da estrutura e funcionamento da pele que ocorrem na celulite são desencadeadas por hormônio feminino, o estrógeno. Ele liga-se às células através de receptores, provocando as alterações.

Nos vasos sanguíneos, ocorre uma diminuição da passagem do sangue, que aumenta a facilidade de saída do líquido (aumento da permeabilidade). As células de gordura aumentam de volume, dificultando também a circulação na região. Na derme, o colágeno e a substância fundamental (um tipo de gel viscoso, onde ficam imersas as fibras de colágeno e elásticas) são alterados pela cão do estrógeno, e passam a reter mais líquido, provocando um inchaço da derme. Isso dá origem ao aspecto de "casca de laranja".

Há, então, um círculo vicioso, que evolui para fibrose e esclerose (como uma cicatriz) em torno das células de gordura, formando lóbulos, que refletem na pele um aspecto "acolchoado".

Com informações da consultora na área de cosméticos, Rebeca Magalhães Nadaluti.
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1

    01/04/2010 09:58

    Gostei da materia

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: