Selected a language:

TRADIÇÕES AFRICANAS:: Conheça a lenda do Odu Ouorim, o que sinaliza dificuldades e ingratidão

Lendas
Ebó: preás, peixes, um cachorro etc.

Este ebó foi designado a uma mulher que foi um dia à fonte lavar roupa. Lá havia uma outra mulher invejosa que, vendo que ela estava distraída com a sua ocupação, tentou lançar a criancinha da outra numam bacia d'água. Mas outra mulher ainda, ouvindo o chorinho da criança, correu para ali e tirou a criança de dentro d'água, salvando-a do perigo, antes mesmo de a mãe se dar conta do horror que acontecia. Diante da perversidade dessa rival, levada a efeito no momento em que a pobre mãe de uma inocente criancinha estava ocupada com os seus afazeres, pode se aquilatar o grau da maldade oculta acumulada.

O resumo deste Odu chama evidentemente a atenção pa ra o perigo da perversidade alheia que ataca gratuitamente em certas ocasiões. É de bom aviso que as pessoas interessadas nesta mesa de jogo se acautelam com a máxima reserva de umas certas represálias, vinganças ocultas e maldades humanas. Qualquer que seja a celeuma ou atmosfera carregada, aconselha-se que tenha ânimo e resignação, porque não há nada mais certo do que o destino de cada um na vida. Tranquilize-se, pois as coisas serão infalíveis a seu favor.


Significado segundo o Iorubá
Surpresa, ingratidão, vingança oculta, dificuldade de ter o que se deseja, achar-se tudo o que se quer por meio de muito esforço, satisfação com aquilo que se deseja ter.

Orixás
Exu e Iansã

Como encontrar o Odu dos seus Caminhos, por Mona Okelecy
Para falarmos sobre Odus, temos, antes, que saber como calculá-los para saber qual o Odu que rege o consulente. Para conhecer seus Odus, tome como ponto de partida a data do seu nascimento. Trace num papel quatro linhas horizontais cartadas no centro por uma linha vertical. Essa linha vertical vai separar os algarismos em duas colunas: uma à esquerda e outra à direita. Escreva na primeira linha horizontal, usando as duas colunas, o número do dia em que você nasceu. Se este número for menor que 10, coloque um zero na coluna da esquerda. Na segunda linha, escreva o número do mês ( de 1 a 12 ). Se esse número for menor que 10, coloque um zero na coluna da esquerda. Na terceira linha, sempre usando ambas as colunas, escreva os dois primeiros algarismos do ano em que você nasceu (19). Na quarta linha, usando as duas colunas, escreva os dois últimos algarismos do ano em que você nasceu. Some separadamente os algarismos de cada coluna. E sempre que o resultado ultrapassar 16, o número de odús básicos, reduza-os somando os algarismos.

A seguir, desenhe uam cruz e escreva nas pontas dos braços da cruz as palavras Testa, Fronte Direita, Nuca e Fronte Esquerda, seguindo a direção correspondente. Escreva o número correspondente à soma da coluna da direita no ponto referente à Testa, e o número correspondente à soma da coluna esquerda no ponto referente à nuca. Para encontrar o número correspondente à fronte direita, some os números já obtidos. Para encontrar o número correspondente à fronte esquerda, some os três números já obtidos até aqui. Se o número for maior que 10, reduza-o. Para encontrar o número correspondente ao seu Abi Odu, some os números correspondentes a sua data de nascimento.

*Trechos do livro do nobre Professor Agenor de Miranda, personalidade conceituada e respeitada em nosso meio, cujo texto de sua obra, "Caminhos de Odu", está sendo gentilmente cedido pela Editora Pallas.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube: