Selected a language:

Vida natural: Medicina Ortomolecular e Radicais Livres, o que são?

Qual de nós não desejaria envelhecer mais vagarosamente? Qual de nós não desejaria evitar as doenças do corpo e manter a beleza física? Quem de nós não deseja perder peso saudavelmente? A Medicina Ortomolecular virou moda e os resultados são realmente acima da média esperada.

A Medicina Ortomolecular reconhece que alteração na constituição molecular do organismo desencadeia alterações patológicas e visa buscar o equilíbrio do metabolismo e das funções imunológicas usando simples nutrientes, naturais e muitas vezes já disponíveis em nosso organismo, precisando apenas de correções. O nosso organismo é rico em substâncias, que quando corretamente manipuladas são armas poderosas na manutenção da saúde. São vitaminas, aminoácidos, lipídios, antioxidantes, sais, minerais e muitas vitaminas.

Grande moda na Europa, esta ramificação da Medicina chegou ao Brasil e já está se tornando um adjuvante comum dos tratamentos convencionais. O conceito é simples: O Terapeuta Ortomolecular busca a correção dos desequilíbrios na constituição molecular do cliente, isso é válido devido ao fato de que grande número das patologias vem acompanhado de alterações bioquímicas no organismo, o equilíbrio destas alterações causaria imediato restabelecimento da homeostase interna (homeo=igual stasis=ficar parado).

Existem ainda os tratamentos preventivos, que são indiscutivelmente um dos melhores tratamentos atuais para prevenção. Um mixto de atividade física, alimentação balanceada e fórmulas especiais que tratam entre outras, questões como o estresse.

São quatro os pontos tratados pela Medicina Ortomolecular:
- Repor substâncias em falta no organismo;
- Eliminação de substâncias tóxicas;
- Aumento da concentração de determinadas substâncias;
- Combater o excesso de radicas livres.

E os Radicais Livres, o que são? São moléculas que apresentam um número ímpar de elétrons em sua órbita externa, ou melhor, um elétron desemparelhado. A instabilidade faz com que as moléculas removam elétrons de outras substâncias a fim de se estabilizarem, mais causando com isso uma reação em cadeia que prejudica diversas estruturas celulares, identificada na OXIDOLOGIA como Estresse Oxidativo.

Este tipo de estresse, o Estresse Oxidativo é originado de processos orgânicos, e se manifesta no indivíduo na forma de Estresse Químico, Emocional, Físico e Infeccioso, e pro conseguinte aumenta o risco de se contraírem doenças.

A Medicina Ortomolecular atua nestes casos buscando diminuir o estresse primário, estimulando a produção de enzimas antioxidantes e administrando os não enzimáticos.

Dentre as principais patologias decorrentes do Estresse Oxidativo temos: Envelhecimento, Aterosclerose, Câncer, Artrite Reumatóide, Diabetes, Alcoolismo, Tabagismo, Alergias, Hepatite, tensão pré-menstrual e depressão.

Alguns Antioxidantes e seus alvos:
SOD superóxido
CATALASE peróxido de hidrogênio
ALBUMINA superóxido
ÁCIDO ÚRICO radical hidroxila e oxigênio singlet
VITAMINA C superóxido e peróxido
VITAMINA E interrompe a lipoperoxidação
BETA-CAROTENO oxigênio singlet

Muito Complicado? Então vamos a um exemplo prático de possíveis tratamentos:

Ansiedade
Niacinamida Diminui a ansiedade e a agressividade.
Taurina efeito levemente sedativo e ansiolítico.

Insônia
Niacinamida Efeito relaxante e levemente hipnótico.
Inositol Ação calmante e ansiolítica.
Triptofano Precursor da serotonina que induz e mantém o sono.

É claro que são tratamentos bem mais complexos e sérios do que os exemplos e que o acompanhamento de um profissional se faz necessário, então não espere mais: Procure um profissional.

Biografia
Medicina Ortomolecular - Um guia Completo - ISBN 85-01-05752-5

Por Flávio Pedro dos S. Pita
Terapeuta Holístico (CRT nº 35906)
GMI 1958 2/04 (AHHA) - RMT, IARP
[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: