Selected a language:

Suor colorido: Saiba o que cada cor significa

O suor é a maneira pela qual o corpo mantém a sua temperatura interna. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas em nosso corpo, as glândulas écrinas: são encontradas em toda superfície do corpo ,especialmente na testa, palma das mãos e sola dos pés e excretam principalmente água e sais. Essas glândulas desempenham um importante papel na regulagem da nossa temperatura interna. Já as glândulas apócrinas: são encontradas ao redor dos órgãos genitais, mamilos e axilas e são desencadeadas por respostas emocionais. Contém água, gordura e resíduos de nosso metabolismo corporal.

O suor pode ter diversas cores e cada cor tem um significado. “A Cromidrose é uma rara condição na qual a pessoa excreta suor colorido A quantidade, localização e cor do suor excretado ajudam a diagnosticar o tipo de cromidrose”, afirma a dermatologista Daniela Graff.

Situações onde o tratamento é desnecessário
A cromidrose apócrina resulta em suor amarelo, verde, azul, preto e marrom, devido à produção exagerada de lipofucsina , pigmento produzido pela degradação das gorduras.

O diagnóstico de cromidrose apócrina é simples. O Dermatologista examina o suor e a roupa manchada com a lâmpada de Wood (espécie de luz negra), a lipofucsina fica fosforescente na luz, revelando sua causa.

Não requer tratamento, não é uma doença é uma situação individual.

Há pessoas que apresentam predisposição genética para produzir suor colorido, é mais comum na raça negra, surge na puberdade e desaparece 15 a 20 anos depois.

Outra causa de manchas azuis ou verdes nas roupas, pode ser por causa da interação do suor com os diferentes tipos de tecidos e cores dos mesmos (a roupa desbota na pele), relata a dermatologista.

Manchas brancas - é o resultado da cristalização do sal presente no suor (a água evapora deixando o sal na roupa).

Suor alaranjado: tratamento com alguns antibióticos como a rifampicina.
Suor amarelado: Uso de vitaminas do complexo B.
Suor avermelhado: Ingestão de alguns corantes de alimentos .
Nestes casos a suspensão da substância causadora, reverte os sintomas.

Situações que precisam de tratamento

Suor amarelo,vermelho ou marrom: quando causado por fungos ou bactérias. Tratamento com antimicóticos ou antibióticos orais e locais. As roupas também devem ser bem lavadas, para não oferecer riscos de transmissão.
Suor preto: pode ser causado por alguns tipos de câncer em estágio avançado, como por exemplo o melanoma.
Suor azul: Contaminação por metais, principalmente o cobre.
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Paula
    02/08/2010 14:54

    Nossa nunca tinha reparado que o suor tinha cor, vou divulgar!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: