Selected a language:

Prevenção do câncer do intestino: Campanha exibirá intestino gigante para alertar a população

Uma réplica gigante do intestino grosso, com 15 metros de comprimento, será a grande atração da I Campanha de Prevenção do Câncer no Intestino, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. O evento será realizado no Riopreto Shopping Center e é promovido pela Disciplina de Coloproctologia da Famerp (Faculdade de Medicina de Rio Preto), pela Associação dos Ostomizados de Rio Preto e região e pela Clínica de Oncologia Rio Preto (Corp). A exposição também conta com o apoio da Unidade Regional de Radioterapia e Magavoltagem (URRMEV).

Segundo o médico coloproctologista João Gomes Netinho, um dos organizadores do evento, o objetivo é alertar a população que o câncer de intestino é a terceira causa mais comum da doença no mundo em ambos os sexos e a segunda causa em países desenvolvidos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). “O melhor prognóstico do câncer de intestino grosso está relacionado à prevenção e ao seu diagnóstico em fases iniciais. Porém, a prevenção ainda é a melhor saída”, afirma o médico.

O evento é organizado em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção ao Câncer de Intestino (Abrapreci) e é aberto ao público de todas as idades. Grupos de sete pessoas poderão assistir a um curto vídeo explicativo sobre o câncer de intestino e depois entrar no "órgão" para um passeio prático. O roteiro é guiado por monitores que explicam os detalhes da doença, causas, sintomas, tratamento e meios de prevenção. Profissionais da área de nutrição, enfermeiros e médicos estarão no local para esclarecer todas as dúvidas sobre o tema.

O Intestino Gigante já passou por cidades como Rio de Janeiro, Recife, Goiânia, Maceió, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Vitória, São José dos Campos, Campinas, Manaus, Bauru e Campo Grande.

O médico José Altino, oncologista clínico, diz que os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer são a dieta rica em gorduras e pobre em substâncias com fibras, a falta de exercícios físicos, obesidade e o tabagismo. "Sendo assim, os hábitos que previnem o surgimento do câncer são uma dieta pobre em gordura e rica em frutas, verduras e cereais, o abandono do tabagismo, a realização regular de exercícios físicos e a manutenção do peso ideal", finaliza.

 

Participe

I Campanha de Prevenção do Câncer no Intestino

Data: de 29 de setembro a 3 de outubro

Horário: de segunda a sábado, das 11 às 21h. Domingo, das 12h às 20h.

Local: Praça III de eventos do Riopreto Shopping Center (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363)

Evento gratuito

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: