Selected a language:

Micoses de pele: Como previnir esse mal

Todo instante nos deparamos com os milhares de vírus, bactérias e fungos espalhados na nossa atmosfera e como na maioria das vezes não os enxergamos, acabamos não nos previnindo corretamente, o que nos resulta alguma doença. E hoje falaremos de uma doença bastante conhecida, principalmente no verão: a micose.

Ocasionada por fungos invisiveis a olho nu, que circulam por aí, desde o chão a pessoas infectadas, estão principalmente nas piscinas, utensílios de salão e academias, se alimentam das células mortas ou restos que ficam na camada superficial da pele, causando desde coceiras a bolhas de água.

Para a infecção se desenvolver, além de alimento o fungo precisa de calor e umidade. Por isso, os locais mais comuns onde se desenvolve a micose são aqueles cobertos, abafados e quentes, como pés e virilha.

Os sintomas

A pele com micose coça, fica avermelhada e descama. Podem se formar bolhinhas d’água, principalmente nos pés. Se a micose for entre os dedos do pé, a pele amolece e fica esbranquiçada. Na virilha, a pele fica bem vermelha, e o limite entre pele com micose e pele sã costuma ser nítido. A micose da virilha vai aumentando de tamanho e chega a invadir a coxa. Unhas afetadas ficam espessas, opacas, amareladas e descamam. Ou então ficam com manchas brancas.

Como se prevenir

1. Evite contato com o fungo

Fugir completamente do contato com algo que a gente não enxerga é impossível, não é mesmo? Mas em alguns lugares a probabilidade de haver um fungo desses é maior. É o caso das piscinas: quando uma pessoa com micose nos pés caminha descalça, vai espalhando fungos pelo caminho. O mesmo vale para vestiários de clubes ou academias. E também para os apetrechos de manicure e pedicure, se não forem devidamente esterilizados. Por isso, use chinelos nas piscinas e nos vestiários de clubes e academias. Não use toalhas, roupas, pentes ou calçados de outras pessoas. Sempre use seu próprio material de manicure.

2. Não deixe sua pele quente e úmida
Seque-se bem depois do banho. Preste atenção especial na hora de secar os pés e os espaços entre os dedos. Capriche também na virilha. Se você tem maior predisposição à micose, seque essas regiões com papel higiênico, que absorve bem a umidade. No verão, sempre que possível, use calçados abertos, e ande descalço em casa. Prefira roupas de fibras naturais e evite tecidos sintéticos. Roupas ideais para o verão devem ser leves e ventiladas, que deixem a pele respirar. Homens devem evitar permanecer horas com o calção molhado na praia ou piscina porque isso aumenta o risco de se ter micose na virilha.

3. Outras dicas

Esportistas devem variar o par de tênis ao longo da semana e deixar arejando aqueles que não estiverem sendo usados. Observe a pele do seu bichinho de estimação: a micose dele pode passar para você.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    dianna
    14/08/2011 11:15

    como conbater a micose

  2. #2
    dianna
    14/08/2011 11:24

    como conbater a micose de pele

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: