Selected a language:

Medo da escola: Atitude comum em crianças pequenas

A volta às aulas muitas vezes traz à tona um comportamento bastante comum nas crianças: o medo da escola. A reação, ainda que muitas vezes incompreensível para os pais, é normal: o medo é uma reação instintiva essencial, que nos deixa preparados para lutar ou fugir diante de situações ameaçadoras. De acordo com Walkyria Coelho, psicóloga e instrutora da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, ter medo é um estado natural da criança.

Walkyria explica que crianças pequenas têm uma percepção ingênua dos acontecimentos, uma imaginação bastante fértil e pouca capacidade de diferenciar fantasia de realidade. “Enquanto a escola não significar uma extensão da própria casa da criança, pode se tranformar de uma hora para a outra em um espaço ameaçador”, diz.

Por esse motivo, o papel do professor é essencial para que a criança se sinta segura nesse novo ambiente. “Os professores devem exercer o papel de ‘educadores emocionais’, dando atenção e suporte, conversando e estimulando-a a enfrentar as situações de medo com naturalidade. Aos poucos ela encontrará, sozinha, soluções para as suas fantasias”, garante Walkyria.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: