Selected a language:

Pés macios: Dicas para hidratá-los no frio

Com o inverno se aproximando, a pele exige mais cuidados e atenção. Porém, quando pensamos em hidratação sempre associamos ao corpo em geral. E os pés são a parte do corpo que mais ressecam com esta estação. Pensando nisso, listamos alguns cuidados que precisamos ter para que cheguemos à primavera com pés lindos, saudáveis e bem tratados.

O primeiro fator importante é que saúde exige rotina, portanto, todos os cuidados (mesmo os mais simples) precisam ser realizados periodicamente, pois é o trabalho contínuo que trará resultados cada vez melhores.

Com as estações outono e inverno chegando, as mulheres tendem a usar sapatos mais fechados e não fazem as unhas dos pés com tanta freqüência, algo que os prejudica, pois a limpeza tem que ser feita pelo menos quinzenalmente. Por mais que não seja necessária a esmaltação das unhas, não se pode abrir mão de cortá-las, lixá-las e empurrar as cutículas.

Para preservar a saúde dos pés, o Dr. Paulo Henrique Lucas, farmacêutico e  consultor em dermocosméticos,
dá as seguintes dicas :

 1) Tudo começa com um boa limpeza diária: Opte por utilizar uma bucha vegetal  e um sabonete bactericida para lavar os pés. Essa ação conjunta auxiliará na remoção de células mortas e regeneração tecidual, além de proteger os pés de ataques de fungos que levarão ao surgimento de micoses como frieiras, que são muito comuns no inverno em virtude do uso constante de calçados fechados. Não se esqueça de  enxugar muito bem os pés após o banho e secar muito bem entre os dedos.

2) Para uma limpeza semanal recomendamos que seja feito um bom processo de  esfoliação  e na escolha do esfoliante é fundamental que você utilize um produto que possua a partícula esfoliante de origem vegetal  que não agride a pele e faz uma esfoliação profunda desobstruindo poros e deixando a pele receptiva para um bom processo de hidratação. Recomendamos o Scrub da linha Dermo Spa que  possui partícula esfoliativ a de caroço de damasco, é livre de sal, conservantes e possui base vegetal com ativos naturais. Sugestão de preço: R$16,30.

3) Evite o  uso de  sapatos  apertados e botas de saltos altos e bicos muito finos diariamente ou por muitas horas seguidas, pois eles comprimem muito os dedos e  dificultam a circulação periférica;  além de maltratar seus pés e unhas pode  prejudicar sua estrutura óssea e articulações.

4) Para atenuar o inchaço provocado nos pés após um dia todo  de trabalho com os sapatos, retire os mesmos e faça uma massagem para ativar a circulação. Isso resultará na diminuição do inchaço e uma sensação de bem estar imediata.

5) Por fim efetue um bom processo de hidratação. Para tratamento diário deve-se passar um hidratante específico para esta área após o banho, isso fará com que os pés fiquem mais úmidos, nesta parte tão seca do ano. À noite pode-se passar uma camada de hidratante para os pés e calçar uma meia de algodão.

Para os pés mais ressecados e com rachaduras o ideal é usar cremes hidratantes mais específicos e NUNCA lixar os pés com aquela lixa grossa, pois na hora há uma sensação de melhora, porém, quanto mais se lixa, mais a pele engrossará e consequentemente ficará mais seca.

Segundo o Dr. Paulo, para mantermos pés sedosos, macios e bem hidratados devemos optar por  produtos que possuem alto índice de hidratação e que essa hidratação seja mantida na pele.

Sendo assim, o melhor a fazer é começar a cuidar da saúde de nossos pés, antes que o inverno chegue a eles.

FONTE: Dr. Paulo Henrique Lucas, farmacêutico e  consultor em dermocosméticos.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: