Selected a language:

Cromoterapia Zen: Dicas para ter a energia da cor laranja

Por Dirceu Galhardi*

Cor localizada no segundo chakra, chakra umbilical. É uma cor quente, representada pela forma da lua crescente, o elemento é a água e o sentido é o paladar.

A cor laranja na Cromoterapia corresponde ao metal ouro. O planeta é a Lua. Para a Musicoterapia, esta cor corresponde à nota musical ré. A polaridade do laranja é Yang; logo, é positiva, solar, diurna e simboliza o verão. O laranja influencia o dia de segunda-feira. Todas as pessoas vivenciam, segundo a Cromoterapia, sete anos de vida para cada cor do Spectro ou Arco-Íris. Nos sete primeiros anos de vida a criança vive sob a influência da cor vermelha que lhe dá muito dinamismo. Na pré-adolescência, isto é, dos sete aos quatorze anos, a criança é influenciada fortemente pela cor laranja. Ela não quer se relacionar com outras crianças mais novas, procura sempre os mais velhos ou até adolescentes de modo a captar experiências menos infantis; ela quer se portar como adolescente, embora ainda não seja.

A cor laranja representa a intelectualidade. Como exemplo disto, para as crianças preguiçosas com os estudos, deve-se forrar suas bancadas de trabalho com toalhas plásticas na cor laranja. Esta cor atrai a atenção das pessoas, e fixa melhor no intelecto o que estiver sendo estudado durante a exposição conjunta da leitura com a cor.

Na Cromoterapia, quando detectamos que alguém traz esta cor de nascimento; isto é, como cromotipo, identificada pelos pêndulos cônico e cromático sobre a palma da mão da pessoa, podemos afirmar que ela é estudiosa, inteligente e muito preocupada na luta por um bem maior para a coletividade. Sua fragilidade será percebida nas mulheres através de problemas ginecológicos como miomas, cistos, cálculos renais ou biliares, e nos homens hérnia umbilical, inguinal e cálculos renais ou biliares.

É uma cor jovial, antidepressiva, alegre, leve e transmitindo psicologicamente prazer, despreocupação, fazendo superar a repressão e inibições, abrindo a mente para novos objetivos. É uma cor desaconselhável para pessoas que precisam usar sua autoridade em algum segmento da sociedade, e traz bem estar físico seguido de relacionamento.

Seu efeito nos compartimentos de sua residência ou local de trabalho é o de equilíbrio sem muita amplitude. Cor desaconselhada para o interior de quartos, consultórios de psicologia, psiquiatria, psicanálise e setores onde haja atendimento ao público sujeito a tensão e desentendimentos como setores de cobranças e ouvidoria (SAC).

Você pode utilizar a cor laranja nas circulações (corredores), salões de festas e em uma das paredes da sala de jantar ou de um restaurante. Por ser uma cor não muito quente, ativa o apetite e faz com que as pessoas comam rápido e liberem o espaço. Você pode observar esta situação nos fast-foods, onde conjugam as cores laranja (estimulador do apetite) com o vermelho (ativador da adrenalina), fazendo com que as pessoas comam rápido e vão embora.

A cor laranja tem sua preferência em 8% das pessoas. Na vestimenta utilizada pela companhia de limpeza urbana no Rio de Janeiro, a cor laranja é de grande importância para ressaltar a atividade fundamental daquelas pessoas que exercem a função de conservar limpa a chamada “Cidade Maravilhosa”. Esta cor é fundamental ou de equilíbrio da cor azul turquesa.

Você pode optar por um ambiente com paredes azuis, o teto poderá ser branco neve e dispor os estofados, objetos ou quadros decorativos nas paredes contendo a cor laranja.

Como o laranja está associado à reprodução, ao movimento, à sensualidade e à atividade, também está ligado ao regime da Lua e das marés, e a todos os ciclos e ritmos que afetam o nosso corpo. É uma cor que aumenta a vitalidade ajudando-nos a lidar melhor com a depressão.

Quando você está num ambiente onde o laranja predomina, você se sente como se estivesse num fluxo de bondade, prosperidade, saúde, amor e a satisfação de ter uma vida plena.

A cor laranja é muito ligada à maternidade e tolerância, e sugere sol, calor e profundidade.

(*) Dirceu Galhardi ([email protected]) é consultor em Feng Shui, Radiestesia e Cromoterapia. Autor do livro “Feng Shui na Vida Atual” e Consultor na harmonização com o Feng Shui e Radiestesia da Cidade do Rock- 2001. Contatos: (21)9632-6040 / (22)2655-3963        
 

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    mariaxp
    22/11/2010 19:11

    quero saber o significado . quando ajete emana mantras de cores pra alguem no caso da cor lilaiz ou a cor violeta.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: