Selected a language:

Banana: Conheça os benefícios da fruta

A banana é o quarto alimento mais produzido no mundo, conhecida pelo alto teor de cálcio e potássio ela é extremamente benéfica principalmente para os atletas e praticantes de exercícios físicos, pois ajuda e evitar câimbras e dores musculares.

A fruta é originária do sudeste da Ásia, está presente em muitos países, inclusive no Brasil. Por aqui as principais variedades da fruta são: banana-da-terra, prata, maçã, nanica e ouro. Por causa da vasta oferta, a banana é encontrada a preços populares e está sempre presente à mesa dos brasileiros.

Para quem sofre de insônia, encontra na fruta um excelente aliado. “A banana possui triptofano, um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono. Sendo uma ótima pedida para se comer à noite”, revela a nutricionista. O mesmo aminoácido ainda ajuda a controlar a compulsão por doces.

A banana é indicada também como sobremesa, pois prolonga a sensação de saciedade. Por isso, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é uma ótima opção para quem está pensando em emagrecer.

Outra variedade que faz muito bem para o organismo é a banana verde. Nesse estágio, a fruta é um excelente alimento funcional. “Por ainda estar verde, a banana concentra altas quantidades de fibras solúveis como a inulina, sendo considerada um prebiótico natural, ou seja, um alimento que contem bactérias boas que auxiliam em osso intestino”, conta Dafne ao Comida e Receitas.

A nutricionista ainda dá dicas para o consumo da banana verde. “Ela pode ser ingerida na forma de farinha ou de biomassa (conseguimos obter mais benefícios com esta última). A farinha pode ser adicionada em refeições, líquidos, frutas, e até em bolos e pães. Já a biomassa, pode ser batida com um suco ou vitamina”, diz.


Fonte: Dafne Oliveira, nutricionista

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: