Selected a language:

Micose: Como prevenir e tratar

Se você está com manchas esbranquiçadas na pele, sente coceiras no corpo, pés ou mãos, está com alguma unha oca e com manchas brancas, fique atento, pois esses são os sintomas da micose. Tal doença é causada pela ação de fungos que estão presentes em todos os lugares e podem afetar todos os indivíduos indiscriminadamente. A umidade e o calor são condições favoráveis para o surgimento das micoses, por isso o cuidado no verão deve ser redobrado.
É muito comum o surgimento da micose em dias mais quentes, ela pode aparecer devido a diversos fatores como sapatos molhados, meias umedecidas ou sujeiras na casa. Para evitar o desenvolvimento das micoses, use calçados bem secos e mantenha uma boa higiene pessoal e de seu lar. “Cuidados como observar o local onde pisa ou põe as mãos; não usar sabonetes compartilhados para lavagem das mãos, sapatos e chinelos, tudo isso são atitudes básicas para evitar um problema como a micose”, afirma a dermatologista Luciana Macedo de Oliveira.
Para tratar a patologia é indicado o uso de cremes, pomadas ou esmaltes antifúngicos no local afetado durante, no mínimo, 10 a 30 dias consecutivos. Algumas micoses são mais difíceis de se tratar como as onicomicoses, ou micoses de unha. Neste caso, mesmo que os sintomas desapareçam antes de findar o tempo recomendado pelo médico, deve-se continuar o tratamento. Isso porque o fungo pode estar mais fraco e ainda não ter sido eliminado completamente. Ao abandonar o tratamento, ele se fortalece e a micose volta a surgir ainda mais resistente ao tratamento inicial.
A dermatologista também recomenda o uso de sabonetes e xampus próprios para tratar a micose na pele e no couro cabeludo.
Para prevenir a micose, veja as dicas da dermatologista.
1-Evite caminhar descalço especialmente em pisos úmidos ou banheiros públicos.
2- Não use toalhas, roupas íntimas ou de banho de outras pessoas, principalmente se estiverem úmidas.  3-Seque bem o corpo após o banho, dando atenção especial aos espaços entre os dedos dos pés, às virilhas, às axilas e à região abaixo das mamas.
4-Prefira meias e roupas íntimas de tecido natural (algodão), pois as fibras sintéticas são pouco arejadas e retêm mais suor.
5-No salão de beleza, leve seu próprio material (alicate, lixa, tesoura) ou, pelo menos, verifique se o que será usado está esterilizado.
6-Evite usar o mesmo calçado por dias seguidos. Procure fazer um revezamento, colocando o sapato usado no dia anterior para arejar e tomar sol.
7-Na praia ou clube evite usar roupas molhadas por muito tempo. É melhor trocar de roupa, usando uma seca até voltar para água.
8-Na praia, sempre use chinelo e evite usar toalha úmida para se secar.

Fonte: Dermatologista Luciana Macedo de Oliveira, Diretora médica da Clinique des Arts, SP.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: