Selected a language:

O poder de Deus: Quando a providência divina escolhe alguém para receber uma graça particular

Isso se verificou de forma especial em São José, pai adotivo de Jesus e verdadeiro esposo de Maria. Ele foi escolhido por Deus Pai para ser o guarda fiel e providente de Seus maiores tesouros: o Filho de Deus e de Maria. José cumpriu com a máxima fidelidade a sua missão. Graças à sua proteção a Maria, se realizou a entrada de Cristo no mundo. Como diz São Bernardino de Sena se temos uma dívida para com a Virgem Maria por ter, na anunciação do anjo dada o seu sim e recebido a Cristo no seu ventre, assim também, depois dela, devemos a São José todo o nosso respeito e gratidão.

 

E o que São José nos ensina e nos fala para os tempos de hoje? A sua mensagem nos diz que é preciso ouvir e interpretar os sinais de Deus, afim de que o Seu plano de amor se concretize na humanidade. Deus deu a José o dom de assumir com docilidade e coragem o que lhe foi revelado em sonho, embora ele, com medo, tivesse um projeto secreto de abandonar Maria secretamente.

 

Mas, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José, filho de Davi, não temas receber em sua casa Maria, tua esposa: o que foi gerado nela provém do Espírito Santo. Ao despertar, José fez o que o Anjo do Senhor lhe prescreveu. Acolheu em sua casa sua esposa” (MT 1,19- 23). Em nenhum momento no Evangelho nós vemos José retroceder na sua decisão do que lhe havia sido por Deus revelado.

Por mais absurdo que seja para muitos, Deus continua a agir na História. Em todos os tempos, Ele quer contar com homens e mulheres comuns como nós, para colaborar com a Sua obra de salvação. Sempre teremos como referências José e Maria para como eles acreditarmos: “O que é impossível aos homens é possível a Deus”.

Eu agradeço ao bom Deus por Sua divina providência, e grande esforço financeiro dos meus pais que permitiram que eu fizesse os meus estudos na Escola Patrocínio São José, em Lorena, onde corriqueiramente eu me ajoelhava bem ali na capela de São José e rezava: “São José, a vós nosso amor! Sede nosso bom protetor e aumentai o nosso fervor”. Muito do meu sim a Deus hoje, com certeza devo à intercessão de São José, pois eu continuo a orar:

São José, valei-nos!

*Luzia Santiago é formada em Serviço Social, cofundadora da Comunidade Canção Nova, conselheira deliberativa da Fundação João Paulo II, apresentadora dos programas Sorrindo pra Vida e O Amor vencerá, transmitidos pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: