Selected a language:

Mantenha a forma no inverno: E sem precisar se privar das delícias da estação

Estamos no começo do inverno e as temperaturas já começam a diminuir em várias partes do país. Junto com o frio vem o fondue, chocolate quente, queijos, o consumo de bebidas alcoólicas, a preguiça e aqueles quilinhos extras indesejáveis.

 

Nessa matéria você vai ver que é possível manter a forma no inverno sem precisar se privar completamente de todas as delícias que essa estação oferece.

 

Nessa estação é muito comum as pessoas substituírem o jantar por sopas, que além de alimentar, ainda esquentam. Para que o seu jantar seja equilibrado e pouco calórico, prefira sopas preparadas com verduras, legumes, carnes sem gordura ou frango sem pele, e pouca quantidade de alimentos fonte de carboidratos, como arroz, batata e macarrão.

Os cremes, também muito consumidos, geralmente são preparados com creme de leite, queijos amarelos, bacon, e dessa forma se tornam bem mais calóricos. Mas se consumidos esporadicamente e em quantidade moderada não irão comprometer a sua boa forma.

O tão delicioso e consumido chocolate quente preparado com leite integral, chocolate ao leite, creme de leite e conhaque pode ser substituído por uma versão menos calórica. Prepare-o com leite desnatado, achocolatado em pó diet, pouca quantidade de creme de leite light e dispense o conhaque. Para dar um gostinho a mais, você pode também adicionar um pedaço de canela em pau.

Os fondues de chocolate e queijo também podem ganhar uma versão mais "light". Substitua o creme de leite normal pelo light, utilize queijos brancos ao invés de queijos amarelos, aumente a proporção de chocolate amargo em relação ao chocolate ao leite. Veja no nosso especial de inverno as receitas completas dos fondues de chocolate e queijo light.

As massas também costumam ser grandes vilãs no inverno. No lugar de molhos como quatro queijos e branco, opte por molhos ao sugo ou com ervas, que são bem menos calóricos que os molhos brancos ou a base de queijos amarelos.

Os recheios de algumas massas também influenciam no valor calórico. Em vez de recheios como requeijão cremoso, presunto e queijo amarelo, prefira as massas recheadas com ricota, peito de peru e espinafre.

O consumo de bebidas alcoólicas costuma aumentar nesta época, pois para muitas pessoas o álcool ajuda a “esquentar”. Mas para que você se mantenha aquecido e não ingira calorias a mais, os chás são ótimas pedidas. Mas se você não resistir, o vinho tinto é a escolha mais saudável, pois contém propriedades antioxidantes que fazem bem à saúde.

Além de tornar alguns pratos menos calóricos, outras atitudes também colaboram para manutenção da forma e do peso durante o inverno.

 

Fracionar as refeições é muito importante. Fazendo de 5 a 6 refeições por dia você não ficará muito tempo sem se alimentar, e evitará que extrapole nas principais refeições. Além disso, comer várias vezes ao dia auxilia no emagrecimento, pois quanto mais o seu organismo trabalha para digerir os alimentos, mais calorias ele "queima"

Não deixe de praticar atividades físicas. Mesmo com o frio e a preguiça, a prática de exercício físico é essencial para a sua saúde e bem-estar em todas as estações do ano. Além de também colaborar para a manutenção do seu peso.

Fazer escolhas saudáveis, tornar algumas receitas típicas do inverno menos calóricas e praticar atividade física regularmente são algumas atitudes para curtir o inverno sem comprometer a boa forma.

 

FONTE: Camila Rebouças de Castro 

Nutricionista - CRN-3 14.112

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: