Selected a language:

Beleza Natural: 10 Dicas de como cuidar da sua pele com as práticas naturais

Hoje em dia todo mundo quer ter uma pele bonita para ficar com uma aparência mais jovem por mais tempo. Existem diversos tratamentos dentro das práticas naturais que podem te ajudar a manter sua pele mais saudável, independente de qual seja o estado em que ela se encontra.

Se a sua pele é muito oleosa....

1 – Dentro da Aromaterapia há óleos essenciais que ajudam a regular a oleosidade da pele como o óleo de Cedro. Quando aplicado na pele (com o carreador adequado), ele possui um efeito secativo que pode auxiliar, inclusive no tratamento de espinhas e cravos.

2 – Máscara facial com argila verde. A argila verde por si só possui propriedades equilibradoras e ao ser aplicada sobre a pele, em um primeiro momento, vai deixa-la mais repuxada e seca. É interessante repetir esta técnica durante algumas semanas,  pois a tendência é que a oleosidade da pele retorne após alguns dias da data da aplicação até a pele se acostumar com o tratamento.

Se a sua pele é muito seca....

3 – Assim como para a pele oleosa, a Aromaterapia também possui óleos eficazes no tratamento da pele muito ressecada. Um bom exemplo seria o óleo de Patchouli, muito utilizado para muitos tratamentos de pele. Assim como qualquer outro óleo essencial, precisa de um veículo para ser colocado sobre a pele e frequência de tratamento.

4 – De acordo com a Medicina Tradicional Ayurvédica, a pele muito ressecada pode ser devido a um agravamento do dosha Vata, que já tende a ter a pele mais seca do que o normal. Para tratar este agravamento pode ser utilizado um tipo de oleação (com óleos vegetais específicos para cada caso) tanto no rosto quanto no corpo através de uma massagem chamada abhyanga.

5 – Existem alguns alimentos facilmente encontrados na nossa alimentação que também podem ser utilizados em forma de máscaras no rosto para hidratar e suavizar a aparência seca da pele. Os mais utilizados são o iogurte, a água de coco, o mel, o abacate e o leite. Todos estes são extremamente hidratantes e, se aplicados adequadamente e com certa frequência podem ter resultados incríveis!

Se a sua pele é enrugada....

6 – Compressas frias/geladas também podem ser feitas para diminuir as marcas de expressão. Além de dar tônus à musculatura, a água com baixa temperatura também ajuda a fechar os poros e, assim, deixar a pele com aspecto mais liso.

Se a sua pele tem manchas escuras

7 – No caso de manchas escuras, é possível fazer um chá com fitoterápicos e aplica-los em compressa ou misturados com argila branca sobre a pele. Os mais indicados são os chás de Guaco, alcachofra e camomila.

8 – Óleo de rosa mosqueta. Este óleo pode ser usado diretamente na pele e tem excelentes resultados não somente em manchas escuras, tanto causadas pelo sol quanto devido a desequilíbrios hormonais, mas também em estrias, rugas e cicatrizes, atuando como um forte regenerador da pele.

Se sua pele tem acne....

9 - Máscara de Nori. Você se lembra da alga usada para fazer sushis e que envolve o peixe o arroz na maior parte dos pratos japoneses? Pois então, ela também pode ser utilizada como máscara no tratamento de espinhas, molhando-a antes de aplicar na pele.

10 – Esfoliação com fubá e chá de confrei. É possível usar esta massa para massagear sobre a área com acne e depois deixar descansando por 20 minutos. ATENÇÃO: O chá de confrei não pode ser ingerido. Serve apenas para ser colocado sobre a pele.


É preciso ressaltar que dentro de um tratamento com práticas naturais é necessário levar em conta a individualidade de cada um, ou seja, não somente o tipo de pele e a queixa, mas a forma com que esta pessoa se alimenta, se comporta, convive com o seu meio, pois há diversos fatores, não apenas físicos, que podem vir a causar problemas de pele. Cada caso é um caso, assim como cada pele é uma pele, cada parte do rosto corresponde a um sistema diferente, e cada indivíduo é único. A pele é um reflexo do nosso estado interno, então é necessário cuidar de todo o organismo para que qualquer tratamento de pele seja efetivo. No entanto, as técnicas apresentadas auxiliam no cuidado de cada tipo de problema de pele e muitas delas podem ser aplicadas em casa.

Vale lembrar também que os óleos essenciais citados acima só podem ser aplicados sobre a pele se misturados com gel ou cremes manipulados por um profissional habilitado. Em contato direto com a pele podem causar irritação na epiderme, pois são produtos muito concentrados e de difícil absorção pela pele sem um carreador.

Procure um Naturólogo. Ele saberá o melhor tratamento natural para a sua pele!


Quer mais dicas sobre como cuidar especificamente da sua pele? Entre em contato.


[email protected]

Cristina Avelino
Naturóloga e Distribuidora da Harmonie Aromaterapia
(21) 8899-7376

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: