Selected a language:

Perca o medo de dirigir: Dicas para superar esse obstáculo

Muitas pessoas não tiram carteira de motorista porque têm medo de dirigir. Outras até já têm carta, mas, pelo mesmo motivo, também não pegam no volante. Se você faz parte de algum desses grupos, a boa notícia é que está mais fácil vencer o medo. A solução está nos cursos oferecidos por auto-escolas especializadas em orientar quem tem pavor de conduzir um carro. Os profissionais dessas auto-escolas não são apenas instrutores, mas também psicólogos com a missão de desbloquear o motorista medroso.

 

A aversão ao volante pode estar ligada a problemas emocionais como perfeccionismo, baixa auto-estima e síndrome do pânico. As mulheres são a maioria: ?De cada dez alunos com medo de dirigir, oito são mulheres. Se você se identificou com esse grupo, acalme-se. Veja dicas para você superar esse obstáculo.

 

Avalie suas habilidades

Ter uma carteira de habilitação não significa que você saiba conduzir um automóvel adequadamente. Peça para alguém experiente e compreensivo avaliar seu desempenho. Só não vale ficar chateada com as críticas. Use-as como incentivo para continuar aprendendo.

 

Apenas tire o carro da garagem

Vença a ansiedade e, gradativamente, comece a entrar em contato com o carro. Todos os dias, mesmo suando frio, apenas tire o veículo da garagem. Repita esse exercício até que o desconforto diminua.

 

Escolha o carro certo e persista

Você pode até querer dirigir um 2.0, mas é preciso ter habilidade para treinar com um carro tão potente. Um teste de coordenação motora revela qual é o veículo mais indicado para você e não desista se, em sua primeira saída, o carro morrer. Pense que situações como essa são normais!

 

Dê uma voltinha rápida

O próximo passo é dar uma volta no quarteirão. Se você não se sentir 100% segura, peça para uma amiga ir junto, mas encare o desafio. Segundo os especialistas, após sete ou oito repetições o medo vai embora. Importante: enquanto ganha confiança ao volante, não dê carona a pessoas palpiteiras do tipo: ?Cuidado com a lombada!?.

 

Não queira ser perfeita

A principal característica de quem tem medo de dirigir é o perfeccionismo. ?O medo, na realidade, é de não fazer as coisas da maneira correta e ser alvo de críticas?. Tenha consciência de que você não precisa ser perfeita em tudo.

 

Amplie o trajeto

Escolha um horário bem tranqüilo e aumente o trajeto em seu bairro. Trafegue por três ou quatro quadras, quantas vezes for necessário. No final, treine várias vezes a tarefa que considera difícil: pôr o carro na garagem, estacionar entre dois veículos, controlar os pedais, por exemplo.

 

Escreva suas metas

Em um pedaço de papel, escreva a frase: ?Quero dirigir para ir…?. Complete a sentença com os lugares de costume: padaria, escola das crianças, supermercado, banco, etc. Liste 10 destinos por ordem crescente de dificuldade. Cumpra uma meta por semana até conseguir completar a lista.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: