Selected a language:

Castanhas do bem: Vamos incrementar nossa Ceia de Natal?

O clima natalino está no ar! Uma época do ano em que a família se reúne, confraterniza e cultiva muitas energias positivas. E onde tem comemoração, tem comida. São muitas refeições onde todos exageram na dose e comem bem, sem culpa. Porém, para não ficarmos com a consciência pesada, que tal investir em ingredientes que são saborosos e muito saudáveis?

Apesar de estar nas prateleiras o ano todo, é nessa época que mais voltamos a atenção pra elas: as castanhas. A variedade é enorme e muitos nem sabem o quão bem fazem para a nossa saúde. Mas fica um alerta: por serem muito calóricas, temos que consumir com moderação. No mais, são saborosas e ricas em gorduras do bem, ou seja, ajudam o nosso organismo a se manter saudável. Então, vamos conhecer cada uma delas?

 

Nozes: são as que possuem maior quantidade de gordura que ajudam o coração. Suas propriedades são tão boas quanto o azeite, que reduz a inflamação das artérias após uma refeição gordurosa.

 

Amêndoas: são baixas em calorias (para os que estão em dieta para emagrecer) e possuem mais cálcio do que as outras nozes. Por serem ricas em fibras e vitamina E, são ótimas para a prevenção de doenças e inflamações.

 

 

Pistaches: são aquelas verdinhas e de sabor único. Possuem baixa caloria e ricos em fibras e proteínas. Ajudam a reduzir o colesterol ruim, diminuir o sódio no corpo (lembre-se de não comprar as salgadas) e atuam contra o câncer.

 

Amendoins: dentre todas as castanhas são as mais baratas e fáceis de encontrar. Ótimo para o funcionamento do cérebro, e o melhor, considerado um ingrediente afrodisíaco.

 

Castanha de caju: além de ser popular no país, auxilia contra o nível de colesterol ruim, ajuda no sistema protetor do organismo e é ideal para os que sofrem de mau humor e sintomas de depressão.

 

Castanha do Brasil: a autêntica brasileira é excelente para quem quer perder peso, combate ao envelhecimento precoce e forte aliado na prevenção do câncer. Coma duas por dia e já sinta a diferença.

 

Antes de sair correndo para comprar todas essas castanhas maravilhosas, fique atento em alguns detalhes: compre sempre sem sal, cruas e em pequenas porções (para controlar a vontade e as calorias). E para sua ceia de natal segue abaixo algumas dicas:

• Pique as castanhas grosseiramente e salpique sobre saladas. Elas dão sabor, crocância e ajudam a controlar a fome para não exagerar nas refeições gordurosas.

• Inteiras, embelezam qualquer prato. Decore o peru, o tender, o arroz e impressione seus convidados.

• Coloque cada tipo de castanha em potinhos diferentes e sirvam seus convidados no começo da festa. Elas são ótimas como petisco.

• Bata as castanhas rapidinho no liquidificador ou processador e misture na farofa e 

recheio das suas receitas assadas. Elas dão aquele toque de sabor que todos vão 

adorar e pedir a receita.

 

Tudo anotado? Então corra para comprar suas castanhas prediletas e aproveite seu jantar com mais saúde e sabor. Desejo a todos vocês um Feliz Natal!

Fonte: Henrique Cortat. Gastrônomo e Orientador de cursos de Gastronomia.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: