Selected a language:

Mau humor?: 9 dicas para fugir dessa fera

Você não está consumindo frutas e verduras suficientes.

 

chips cookies

 

Sim, os hortifrútis fazem bem para nossa saúde física, mas também têm impacto sobre o bem-estar mental. Pesquisadores da Universidade de Warwick e do Dartmouth College analisaram as dietas e o bem-estar de 80 mil pessoas no Reino Unido e constataram que aquelas que comem em média sete porções diárias de 80 gramas de frutas e verduras apresentam o mais alto nível de bem-estar mental, que inclui fatores como felicidade, nervosismo, baixo astral e transtornos mentais.

A solução: graças a Deus que existe a internet e seu tesouro quase infinito de receitas cheias de frutas e verduras. Por sorte, o HuffPost reuniu aqui algumas dicas deliciosas para consumir mais hortifrútis.

 

2.Você ainda não saiu ao sol hoje.

 

dark office

 

Você passou o dia dentro de casa? Isso pode estar contribuindo para seu mau humor. Em um estudo pequeno, pesquisadores da Universidade Zayed pediram a 20 pessoas com níveis baixos de vitamina D e sintomas de depressão que ou saíssem para passar mais tempo debaixo do sol ou fossem ao médico. Depois de sete semanas, as pessoas incentivadas a tomar mais sol apresentavam menos sintomas de depressão que as outras.

A solução: faça uma caminhada ao ar livre! Além disso, fazer um intervalo em seu dia de trabalho pode encerrar outros benefícios também.

 

3.Você está desidratado.

 

dehydrated

 

Basta um pouco de desidratação para provocar fadiga, perda de concentração e humor pior quando você se exercita e também quando descansa, segundo um estudo pequeno de 2012 publicado no Journal of Nutrition.

A solução: certifique-se de estar tomando água suficiente. Embora a recomendação comum de tomar oito copos de água por dia hoje seja vista como superada, o Instituto de Medicina recomenda o consumo de 3,7 litros de bebidas por dia para os homens e 2,7 para as mulheres (isso inclui água e bebidas como chá, café e sucos).

 

4.Você está trabalhando demais.

 

stress work

 

Os workaholics (viciados em trabalho) criam as condições para terem menos saúde física e também mental. Um estudo de pesquisadores da Kansas State University mostrou que pessoas que trabalham mais de 50 horas por semana têm bem-estar menor (por pularem refeições) e também “bem-estar mental reduzido, conforme medido por um escore de depressão relatado por elas mesmas”, disse a pesquisadora Sarah Asebedo.

 

A solução: claro que você pode estar trabalhando tanto por razões que fogem de seu controle (prazos, projetos, expectativas de chefes). Mas existem algumas coisas pequenas que pode fazer para sair do “modo sobrevivência” no escritório e ficar mais centrado. Em seu livro Thrive: The Third Metric to Redefining Success and Creating a Life of Well-Being, Wisdom, and Wonder, a presidente e editora-chefe do HuffPost, Ariana Huffington, recomenda dar passos pequenos para transformar sua vida: procurar dormir um pouco mais, tirar um momento para meditar, etc., além de manter em mente o que é verdadeiramente importante na vida, para melhor priorizar suas metas.

 

5.Você está passando muito tempo demais no Facebook.

 

facebook phone

 

Quanto mais tempo você passa nas mídias sociais, pior fica seu humor, sugere um estudo feito este ano por pesquisadores austríacos. A razão, ao que parece, é que usar o Facebook pode ser sentido como uma perda de tempo. “Não surpreende que, se você faz alguma coisa que acha que não tem muito sentido, não fica de bom humor depois”, disse a pesquisadora Christina Sagioglu ao HuffPost Tech.

A solução: desligar o telefone e passar algum tempo com as pessoas que estão fisicamente ao seu lado! Precisa de mais razões para dar um time no Facebook? Leia este post.

 

6.Sua postura está ruim.

 

bad posture

 

Mal sabia você que as recomendações de sua mãe para “sentar-se reto” na verdade visavam seu bem-estar mental. Um estudo de pesquisadores da San Francisco State University constatou que mudar de postura para ficar mais ereto está ligado a melhoras no humor e no nível de energia. “É muito semelhante ao princípio de ‘faça de conta até que vira realidade’: você pode convencer seu corpo a ter mais energia”, disse o pesquisador Erik Peper, Ph.D., ao PsychCentral.

A solução: mantenha uma boa postura –e aufira todos os benefícios. O Wall Street Journal observa que uma boa postura não apenas pode beneficiar nosso astral como reduzir a dor nas articulações e costas. E manter uma boa postura pode ser uma prática de mindfulness (atenção consciente).

 

7.Já faz um tempo que você não deu risada (ou sorriu).

 

frown

 

O riso pode melhorar a memória e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, diz um estudo da Universidade Loma Linda. E um simples sorriso também pode ter esse efeito. O The Atlantic publicou artigo sobre um estudo da Psychological Science mostrando que mesmo um sorriso forçado pode reduzir o estresse e intensificar sentimentos positivos.

A solução: procure um texto divertido para ler, já! Ou simplesmente abra um sorriso.

 

8.Você está cansado

 

tired

 

Ok, não é exatamente segredo que o cansaço é capaz de transformar a pessoa mais simpática num ser ranzinza. Mas vale mencionar que há uma ligação entre não dormir o suficiente e a elevação do estresse e da irritabilidade. A Divisão de Medicina do Sono da Escola Médica de Harvard diz que basta dormir menos que o suficiente por uma semana (nem é preciso varar uma noite) para aumentar as sensações de exaustão mental, raiva e tristeza.

 

A solução: as horas de sono necessárias diferem de uma pessoa a outra, mas a Fundação Nacional do Sono diz que os adultos normalmente precisam de entre sete e nove horas por noite; crianças e adolescentes, um pouco mais. Mas é crucial você mesmo descobrir quantas horas de sono são necessárias para você ficar mais feliz, saudável e produtivo.

 

9.Já faz algum tempo que você não sai na natureza.

 

traffic cars

 

Um passeio para mergulhar na natureza pode realmente fazer bem à mente. Em um estudo da Universidade do Michigan (encomendado pelo grupo ambiental Sierra Club), veteranos de guerra fizeram uma viagem de vários dias, acampando e fazendo caminhadas. Depois da viagem, seus escores de bem-estar psicológico, funcionamento social e visão da vida estavam todos mais altos. O estudo analisou apenas veteranos de guerra, mas outras pesquisas sugerem que outras pessoas também se beneficiam quando passam tempo na natureza. Por exemplo, um estudo do periódico Environmental Science & Technology mostrou que pessoas que se mudam para áreas urbanas com espaços verdes apresentam melhoras de humor e saúde mental, mesmo anos depois de se mudarem.

 

A solução: não faltam razões e maneiras de sintonizar-se com a natureza. Dê uma olhada em nossa série Go Rogue para ver como andar de bicicleta, caminhar, surfar e outras atividades podem ajudá-lo a ser mais feliz e mais saudável. E não se esqueça dos benefícios de simplesmente curtir um ar fresco ou fugir para as montanhas.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: