Selected a language:

Dor de cabeça - Médico explica - conheça e cure : Tratamentos Naturais: Formas de Curar uma Dor de Cabeça

Conheça os diferentes tipos de dores de cabeça

Quem nunca sentiu dor de cabeça? Segundo as estatísticas, 76% das mulheres e 57% dos homens apresentam, pelo menos, um episódio por mês. Consequência do estresse, depressão, ansiedade e até mesmo traumas na cabeça, a cefaleia tensional é a mais comum e acomete pessoas de qualquer idade - provocando dores, inclusive, no couro cabeludo e pescoço.

 

Sentir dor de cabeça pode comprometer a qualidade de vida e produtividade profissional, mas atualmente é possível realizar tratamento preventivo. “É importante tratar profilaticamente as cefaléias, especialmente quando elas causam grande comprometimento na qualidade de vida dos pacientes, quer seja em intensidade e/ou frequência. O tratamento pode ser feito com medidas gerais, como afastar fatores deflagradores e com medicamentos”, informa o Dr. Mauro Eduardo Jurno, coordenador do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

 

Técnicas de relaxamento, gerenciamento de estresse e terapia comportamental cognitiva, por exemplo, podem ser combinadas com remédios inibidores de dor e proporcionar alívio para as cefaleias crônicas.

 

Modalidades

No caso da cefaleia tensional, há fatores que desencadeiam a dor como permanecer com a cabeça na mesma posição por muito tempo, dormir em quarto frio ou em posição incomum. Ingestão em excesso de álcool e cafeína, além do fumo, também leva o paciente a sentir estas dores. Ela pode, ainda, ser uma manifestação do corpo devido à fadiga, esforço visual, físico ou mental, e problemas respiratórios. Com duração de 30 minutos a sete dias, ela não causa náusea ou vômito. Entretanto, pode prejudicar a qualidade do sono e gerar insônia.

 

Um quadro mais forte é a enxaqueca, que 18% da população feminina e 6% da masculina, com sintomas como dores fortes de um lado da cabeça, fotofobia, dificuldade de olhar para a luz, e fonofobia, rejeição aos ruídos mais agudos. É considerada crônica a cefaleia que acontece mais de duas vezes por semana, durante vários meses.

 

 

 “Trata-se de uma doença do funcionamento cerebral, onde uma série de alterações ocorre e, por fim, observa-se uma alteração do sistema trigêmino-vascular com ‘inflamação’ perivascular que causa a dor e seu aspecto pulsátil”, comenta o neurologista.

 

Outro tipo de cefaleia é aquela em salvas, com período de duração menor, porém com maior intensidade de dor e mais frequente em homens. Ocorre somente de um lado da cabeça, acompanhada de lacrimejamento, agitação, olhos avermelhados e queda da pálpebra do lado da dor. Ela surge, normalmente, à noite e de madrugada, todos os dias e por um período específico do ano.

 

O uso indiscriminado de remédios abortivos e sintomáticos, como antiinflamatórios e analgésicos, pode acarretar em complicações, agravando o quadro e, em alguns casos, gerando a cefaleia de rebote. Quando há o alívio da dor de cabeça com uso de medicamento, ela retorna assim que o efeito passa.

 

Problemas na coluna cervical também fazem a cabeça doer. Intitulada cefaleia cervicogênica, é causada principalmente por alterações no pescoço e na nuca. Pode se manifestar devido a doenças na cervical, como hérnia de disco e problemas posturais. Seu tratamento é multidisciplinar, alinhando medidas medicamentosas e físicas - fisioterapias e reorganização postural são utilizadas, assim como técnicas de relaxamento.

 

Graças à variação hormonal, as mulheres são as que mais sofrem com as cefaleias. Durante o período fértil, as dores de cabeça são mais intensas, diminuindo após a menopausa; por isso, para melhor diagnóstico, é necessário avaliar em que fase da vida ela se encontra. Uma das enxaquecas mais importantes da mulher é a menstrual – que ocorre antes, durante, ou logo após a menstruação. Em 33% das mulheres, esse tipo começa já na primeira menstruação.

 

Novos tratamentos

 

 

 

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em junho de 2011, a toxina botulínica é mais um possível tratamento para quem sofre de fortes dores de cabeça diárias. “Seu uso para combater a enxaqueca envolve aplicações da substância em pontos específicos na musculatura pericraniana, feito por um profissional habilitado. Sua indicação atual é somente para um tipo específico de enxaqueca, a crônica”, esclarece dr. Jurno.

 

De acordo com o coordenador do Departamento Científico de Cefaleia da ABN, a estimulação magnética pericraniana também é uma terapia alternativa eficaz. Direcionado ao córtex motor – região do cérebro relacionada às atividades motoras voluntárias – o método, que não é invasivo, estimula o cérebro e pode beneficiar pacientes que sofrem com o problema há anos e não respondem positivamente aos tratamentos convencionais.

 

 

Vale ressaltar que é sempre necessário procurar um especialista para um diagnóstico correto e preciso, uma vez que existem tipos variados de dor e além de sintoma, pode ser a própria doença. “O tratamento adequado, de acordo com cada caso, melhora muito a qualidade de vida destas pessoas e, principalmente evita o uso abusivo e indiscriminado de medicação analgésica. Aliás, este é um dos fatores relacionados à cronificação da enxaqueca”, conclui dr. Marco.

 

TRATAMENTOS NATURAIS

 

 

1) Beba bastante água. A desidratação pode causar muitas vezes a dor de cabeça. Isso é porque a falta de água leva a uma redução no fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. Assim que você sentir que a dor de cabeça se aproxima, tente tomar um copo de água fria. Se a dor de cabeça for causada por desidratação, beber água pode aliviar ou curar os sintomas dentro de minutos.

 

Você deve beber oito copos de água por dia pra prevenir a desidratação.

Beber água é especialmente importante depois do consumo de álcool, já que o álcool causa desidratação, o que leva às dores de cabeça da ressaca.

 

 

2) Use óleo de lavanda. As propriedades relaxantes dos produtos de lavanda são bem conhecidas, mas você sabia que o óleo de lavanda também pode ser muito eficaz no tratamento de dores de cabeça? Basta pegar uma tigela de água quente e adicionar algumas gotas de óleo de lavanda. Abaixe a cabeça na direção da superfície da água e ponha uma toalha por cima da cabeça. Respire profundamente, inalando os vapores da infusão de lavanda.

 

Também é possível aplicar o óleo de lavanda externamente. Tente massagear algumas gotas do óleo diluído em suas têmporas por um ou dois minutos, enquanto respira profundamente.

 

Tenha em mente que você jamais deve ingerir o óleo de lavanda.

 

3) Use alecrim. Alecrim pode ser muito útil no tratamento de dores de cabeça. Tente massagear a cabeça com um pouco de óleo de alecrim (que possui propriedades anti-inflamatórias) para aliviar instantaneamente a dor. Como alternativa, você pode tomar um chá de ervas feito da combinação de alecrim e sálvia para aliviar as dores de cabeça.

 

Para fazer o chá de alecrim e sálvia, adicione uma colher de chá de folhas de alecrim amassadas e uma colher de chá de folhas de sálvia amassadas a uma xícara de água fervente. Cubra e deixe em infusão até que a água esfrie até a temperatura ambiente.

 

Beba este chá duas ou três vezes por dia.

 

4) Use cravos. Os cravos podem ser usados de diversas maneiras par a aliviar a dor de dores de cabeça por tensão. Eis algumas sugestões:

Esmague gentilmente alguns cravos e coloque os pedacinhos em um saquinho de sachê ou um guardanapo limpo. Inale o aroma dos cravos esmagados para aliviar a dor de cabeça.

 

Misture óleo de cravo com sal marinho e massageie a mistura em sua testa e têmporas. O óleo de cravo fornece um efeito refrescante, enquanto o sal marinho intensifica a massagem.

 

5) Use óleo de manjericão. O manjericão é uma erva de cheiro forte que pode ser usada de forma eficaz no tratamento de dores de cabeça. O manjericão age como um relaxante muscular, portanto, pode ser útil no tratamento de dores de cabeça causadas por tensão e músculos tesos. Beber chá de manjericão duas vezes por dia é um excelente remédio caseiro.

 

Coloque algumas folhas de manjericão lavadas e frescas em uma xícara de água fervente e deixe repousando por alguns minutos antes de beber. Beba o chá lentamente e sua dor de cabeça deve se aliviar lentamente.

 

Durante dores de cabeça leves, você também pode mastigar algumas folhas frescas de manjericão ou massagear sua cabeça com óleo de manjericão puro.

 

6) Use gengibre. O gengibre ajuda a reduzir a inflamação nos vasos sanguíneos e, como resultado, é geralmente usado no tratamento de dores de cabeça. Tente adicionar 2cm de raíz de gengibre cortada ou ralada a uma xícara de chá de folha solta e deixe em infusão por vários minutos antes de beber. Você pode adicionar leite ou açúcar para dar sabor. Este chá caseiro reduz a inflamação no mesmo tempo que levaria para uma aspirina fazer efeito.

 

Como alternativa, você pode ferver gengibre fresco ou em pó e inalar o vapor para se livrar de uma dor de cabeça.

 

Mascar um pouco de doce de gengibre também pode ajudar a aliviar as dores de cabeça.

 

7) Use canela. A canela pode ajudar a aliviar as dores de cabeça, particularmente aquelas que vêm em combinação com o resfriado. Uma forma fácil de usar a canela para aliviar-se das dores de cabeça é fazer uma pasta de canela ralada e um pouco de água. Aplique esta pasta na testa e deixe agir de 10 a 15 minutos. A dor de cabeça deve logo diminuir.

 

Como alternativa, você pode fazer uma bebida refrescante adicionando duas colheres de chá de canela em pó a uma xícara de leite quente. Ponha uma colher de chá de mel para adoçar, se quiser.

 

8) Use hortelã-pimenta. As propriedades calmantes e aliviantes da hortelã-pimenta são bem conhecidas e ela pode ser muito eficaz no tratamento de dores de cabeça. Use o óleo de hortelã-pimenta para massagear sua testa, têmporas e até mesmo sua mandíbula. Como alternativa, aplique em sua testa folhas frescas de hortelã-pimenta esmagadas e deixe agir de 10 a 15 minutos enquanto respira profundamente.

 

Folhas frescas de hortelã-pimenta também podem fazer um chá reconfortante. Simplesmente adicione folhas frescas de hortelã-pimenta a uma xícara de água fervente e deixe em infusão por vários minutos.

 

Você também pode usar um tratamento de inalação de hortelã-pimenta, adicionando algumas gotas de óleo de hortelã-pimenta a água fervente e inalando os vapores.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: