Selected a language:

Vida Zen: 10 dicas para combater o estresse

Tá estressado? Trânsito, dívidas, filas, trabalho, são um dos seus problemas? 10 dicas

 

É muito comum encontrarmos pessoas se queixando de estarem estressadas, até mesmo crianças. Os congestionamentos que nem mesmo as cidades pequenas escapam, a violência, questões financeiras e de ordem emocional realmente podem desencadear uma situação de preocupação excessiva, isso não quer dizer que realmente seja um quadro de estresse, mas pode indicar um fenômeno cada vez mais comum na sociedade moderna que é um ciclo de insatisfações gerais. Podem acontecer até mesmo por um momento político ou social que o país enfrenta com o medo de uma crise financeira, e até  a grande quantidade de informações que circulam nas redes sociais podem ser o estopim para um quadro de “estresse social”.

 

Nunca se procurou tanto ajuda psicológica como hoje. A terapia deixou de ser um tabu e passou a fazer parte das necessidades da sociedade em geral.  Miriam Pontes de Farias que é Pós Graduada em Hipnose Clínica e Acupuntura, atuando como: Hipnóloga, psicóloga, professora, conferencista internacional, palestrante e coordenadora de grupos há mais de uma década conta que em seu consultório as principais reclamações dos pacientes que a procuram são para tratar o estresse gerado pelas cobranças da vida moderna, e ainda esclarece - nem sempre essas pessoas realmente desenvolveram um quadro de estresse grave, mas se não tratarem, o que no primeiro momento são apenas sinais de estresse, pode com o passar do tempo vivenciando estas situações intensamente e continuamente desencadear doenças sérias e graves. Pois, o estresse altera e modifica o ritmo natural da pessoa.

 

Segundo a especialista o estresse precisa ser levado a sério pela saúde pública e tratada com responsabilidade, por isso, há mais de uma década ela aplica técnicas de hipnose clinica em seu consultório. A psicóloga explica que o uso da hipnose na psicologia é muito abrangente e atua na luta a diversos males como: tabagismo, fobias, síndrome do pânico, depressão, ansiedade, problemas sexuais, problemas de fala, dores crônicas, tíques, baixa autoestima, obesidade, além do estresse. Até mesmo ajuda e melhora a concentração ou mesmo a memória para aplicar no trabalho e estudos.

 

A empresária Luana Ri, 31, sentiu na pele os efeitos do estresse. Ela conheceu a terapia através de uma amiga em um momento que sofria de baixa autoestima e muita ansiedade, sintomas que refletiam um momento de estresse na vida pessoal. “Eu tinha muita insônia, hoje durmo tranquilamente todas as noites independente do problema que estou enfrentando. Minha autoestima está lá em cima e lido muito melhor com situações de estresse do dia a dia, seja no campo familiar, trabalho ou conjugal” Explica sobre os benefícios da hipnose clinica, em poucas sessões obteve uma melhora surpreendente.

 

Questionada, Luana diz que não se considera uma pessoa estressada “ não sou estressada, mas me estressava com certas situações e problemas que hoje já consigo encarar de outra maneira, mais calma e saudável. Complementa. Já Karla Martins,37, é engenheira mecânica mora em Copacabana e cruza a cidade para trabalhar na tijuca e diz que seu maior  desafio era acordar cedo e cumprir seus horários no trabalho. “ Estava cansada, me sentia triste e ansiosa” conta. Luana  disse que quando uma amiga indicou a terapia com hipnose, em um primeiro momento ela não acreditou muito, mas logo na primeira sessão ela percebeu os benefícios. Já Karla contou que  se sentiu mais confiante. “Melhorou muito a quantidade de vezes e a duração de tempo que sinto essas emoções. Quando vou na sessão de hipnose me sinto aliviada quase que instantaneamente e alguns pensamentos obsessivos que eu tinha acabaram” Afirma.

 

Regulamentação da aplicação da Hipnose

 

Apesar de ser uma prática milenar, apenas em 20/08/99, através do Parecer nº 42/99 do CFM (Conselho Federal de Medicina), foi aprovada como prática médica. A partir de então ficou estabelecido que somente médicos, psicólogos, fisioterapeutas e dentistas podem fazer uso dos recursos da hipnose. A hipnose é na verdade uma terapia feita sob  medida, focal e rápida se comparada às psicoterapias convencionais.

 

Sintomas de estresse psicológico:

 

Ansiedade, angústia, nervosismo, preocupação em excesso

Irritação, medo, impaciência

Problemas de concentração e de memória

Desorganização, dificuldade em tomar decisões

Cometer mais erros que o habitual, esquecimentos

Sensação de perda do controle

Sintomas físicos do estresse:

 

Sintomas físicos do estresse:

Problemas cardíacos e gastrointestinais

Facilidade em ficar doente

Alergias, asma, insônia

Tensão muscular, mãos frias e suadas

Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele

Queda de cabelo anormal

 

 

Especialista ensina: 10 dicas que podem  ajudar no dia a dia

 

1-         Em momentos conturbados pare tudo que estiver fazendo e distraia-se com músicas suave,

 

2-         Feche os olhos e pense em coisas boas, momentos agradáveis, pessoas que goste,

 

3-         Procure realizar atividade física,

 

4-         Cuide-se, tanto do corpo quanto da mente, faça com que seus pensamentos trabalhem ao seu favor e não contra você, cultive pensamentos saudáveis,

 

5-         Preserve os bons amigos, muitas vezes são eles que nos acolhem em momentos difíceis na vida,

 

6 -      Amplie seus relacionamentos sociais e aumente suas possibilidades de vida, 

 

6-        Quando estiver muito acelerado e sofrendo muitas pressões, faça a respiração abdominal, 

 

7-         Ocupe seu tempo com atividades que são prazerosas, 

 

8-        Procure ser mais amável e compreensível com você, evite ser tão exigente e se cobrar demais,

 

9-       Faça uma lista diária, organize seu dia e priorize,

 

10-     Procure ter contato com a natureza é um lugar renovador e recuperador

 

Dra. Miriam Pontes de Farias é Pós Graduada em Hipnose Clínica e Acupuntura, atuando como:  Hipnóloga, psicóloga, professora, conferencista internacional, palestrante e coordenadora de grupos. 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: