Selected a language:

Crianças saudáveis: Seis alimentos essenciais

6 alimentos importantes que não podem faltar na alimentação das Crianças

A educação alimentar transforma, previne e pode até tratar doenças sérias, como a obesidade e diabetes. Além disso, o que se sabe é que quanto mais avançada a idade, mais difícil se torna mudar hábitos. Por essa razão é tão importante que as crianças comecem a aprender isso desde cedo.

 

No Brasil, o percentual de crianças com excesso de peso, entre 5 e 9 anos, tem crescido nos últimos anos, chegando a atingir 33,5%  da população e chamam a atenção para a questão. Segundo o médico especialista e pesquisador da área da nutrição Patrick Rocha, as crianças estão cada vez mais sedentárias e comendo pior e, por isso, adoecendo com mais frequência.

 

O médico acompanha diariamente em seu consultório crianças que sofrem com sintomas como pressão sanguínea alta, manifestação de diabetes tipo 2 precocemente e níveis elevados de colesterol no sangue, em virtude, principalmente, de um histórico de má alimentação. Há também efeitos psicológicos, como a baixa autoestima, imagem corporal negativa e depressão.

 

"Tenho orientado pais e mães sobre hábitos alimentares saudáveis, que incluem principalmente alimentos naturais, que não passaram pela indústria. Alimentos processados em geral são ricos em açucar, conservantes, trigo, contém excesso de sal refinado, gorduras trans e óleos vegetais industrializados, que são péssimos para o organismo. Com a mudança de hábitos é perfeitamente possível mudar essa situação, pois as crianças de uma forma geral possuem o metabolismo excelente", destaca o médico Patrick Rocha.

 

Para ajudar pais e educadores na escolha de uma alimentação mais equilibrada para o pequenos, Dr. Rocha selecionou seis alimentos fundamentais que podem ocupar o lugar dos pães, salgadinhos e biscoitos, na dieta diária e colaborarem com o bom desenvolvimento físico e cognitivo das crianças:

 

1) Ovos 

 

Depois do leite materno esse é o alimentos mais saudável que existe. Prefira os ovos caipiras que são mais nutritivos e saborosos.

 

2) Abacate

 

 É uma fruta excelente para crianças. É rica em vitaminas e gorduras saudáveis. 

 

3) Coalhada ou Iogurte Natural Integral

 

Vai ajudar e desenvolver uma flora intestinal saudável, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo o sobrepeso e a obesidade infantil. Se for adoçado, o indicado é consumir com stévia ou batido com alguma fruta doce como banana ou mamão.

 

4) Coco

 

Nas suas variadas formas, o coco seja a água de coco, a polpa, o coco ralado (não adoçado), o óleo de coco é um alimento muito benéfico para a saúde infantil. Rico em gorduras saudáveis ele ajuda a combater até infecções (gripes, verminoses, bactérias), sendo um alimento funcional excelente.

 

5) Peixes

 

De preferência frescos e criados naturalmente (mar ou rio), os peixes são ricos em proteínas e gorduras saudáveis e também são ricos em ômega 3, fundamental para a saúde do cérebro da criança, melhorando seu crescimento e desenvolvimento.

 

6) Hortaliças e Legumes 

 

São ricos em vitaminas e fibras principalmente. Quanto mais variedade nas cores melhor para a saúde da criança. Esses são os principais exemplos.

 

-- 

 

Saiba mais: O médico Patrick Rocha (CRM-CE 8561) é palestrante, pesquisador e apaixonado por saúde e nutrição.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: