Selected a language:

Tarot Astral: O Mago e seu mapa astral

Por Titi Vidal*

 

O mago está em pé (como mostra a carta central na ilustração abaixo). À sua frente podemos ver uma mesa cheia de instrumentos e objetos. Com chapéu em forma de lemniscata, um sapato de cada cor, mas com ambos os pés firmes no chão, o jovem rapaz da carta parece tranquilo e maroto. Mas tem um ar de mistério, que nos faz duvidar se sabe mesmo o que fazer com tudo que tem em mãos .

 

Quando olhamos os objetos à sua frente, encontramos representações para os 4 elementos – fogo, terra, ar e água – que estão ao mesmo tempo presentes na natureza e que formam a base dos 12 signos astrológicos (uma combinação entre os 4 elementos com 3 diferentes ritmos). Imaginamos, assim, que ele tem em suas mãos todos os recursos necessários para que qualquer alquimia aconteça. Até porque é um mágico e, portanto, tem habilidades para manipular e transformar o que quiser.

 

Cartas antigas representando o Mago

Representações do Mago (ou Mágico) nos baralhos clássicos:

Visconti Sforaza (1450), Jacques Viéville(1650) e Mitelli-Bolognese (1660)

Porém, é ainda jovem, um tanto ingênuo e, como número I, indica o início da jornada do Louco. Ou seja, ainda tem muito pra viver e aprender. Apesar disso, é curioso, esperto e dinâmico. É também corajoso, o que faz com que experimente e seja ousado o suficiente para testar suas magias. Uma de suas mãos aponta para o alto enquanto a outra aponta para o chão. De alguma forma, parece que ele conecta o céu e a terra e que é capaz de transitar pelos dois mundos. Tranquilo, parece que vive o presente, captando tudo que acontece ao seu redor, como uma criança ou jovem que está descobrindo o mundo. Por isso é também esperto, atento e rápido ao responder os estímulos que a vida dá.

 

Por outro lado, tal como Hermes, que o representa na mitologia, pode se mostrar um belo embusteiro, alguém que utiliza seus truques para enganar ou brincar com a gente. E inteligência para isso não lhe falta. Assim como Hermes era também o deus dos viajantes e o Mago também pode nos remeter à necessidade de um movimento ou até mesmo a uma viagem. Também nos conecta com a necessidade de conhecer a si mesmo ou aprender algum assunto novo, que possa auxiliar em seu crescimento.

O Mago pode nos remeter, ainda, a uma intuição, um aviso ou oportunidade para que algo novo aconteça em nossa vida. Seja como for, ele é sempre uma indicação de que temos em nós todos os recursos presentes. Basta aprender a manipulá-los de forma mais positiva e eficaz. Talvez seja o mapa um geminiano com ascendente em Áries e Lua em Leão.

 

Sol em Gêmeos

 

O mago é um geminiano típico. Hábil, dons manuais, inteligente, curioso. É múltiplo e possui habilidades intelectuais e manuais. É capaz de manipular objetos e palavras e fazer alquimias, especialmente na comunicação. Adora viajar e ama qualquer tipo de novidades, que estimulam sua criatividade e imaginação. É interessado em todos os mundos e não raro está conectado à espiritualidade (uma referencia a varinha que aponta o céu) e ao mesmo tempo a terra e seus recursos naturais. Até porque geminianos estão sempre no ar, no mundo da imaginação, curiosos a respeito do plano espiritual, mas ao mesmo tempo sempre conectados às coisas terrenas, à necessidade de explicação racional e concreta para tudo.

 

Sua leveza e perspicácia também remetem ao signo de gêmeos, bem como sua capacidade de unir o que tem de forma criativa para sair de situações complexas ou complicadas.  Seu lado divertido, criativo e capaz de convencer também é uma característica geminiana, assim como seus dons mágicos, já que o mago pode ser um típico prestidigitador, com sua rapidez e habilidade com as mãos. Como um bom geminiano, o mago pode usar sua lábia para nos convencer do que quer e nos iludir por instantes, assim como pode trazer ideias novas, originais e capazes de mudar positivamente a nossa vida.

 

Com sua capacidade de transitar por diversos mundos e caminhos ao mesmo tempo, também pode nos trazer leveza, com coragem e criatividade para lidar com os desafios que a vida sempre traz. Até porque seu   chapéu que remete ao infinito está ali para lembrar que oportunidades e possibilidades não faltam, e que todas podem ser de fato um caminho ou recurso.

O mago nos tarôs de Marselha, Art e Waite

Três representações de O Mago nos tarôs de Marselha (Sol em Gêmeos), Art of Tarot (Ascendente em Áries) e Waite (Lua em Leão)

 

Ascendente Áries

 

É inevitável bater o olho no arcano I sem imaginar que este é o início de uma jornada. Assim como o signo de Áries, primeiro do zodíaco, temos aqui a primeira carta numerada do Tarô, indicando ao mesmo tempo inexperiência e a força que todo início contém. O mago nos passa independência, autossuficiência e coragem, apesar de refletir também um tanto de ingenuidade, que o Louco ainda não perdeu nessa etapa da jornada. Tal qual alguém que tem um Ascendente em Áries, está sempre nos propondo novidades e nos convidando a embarcar em novas jornadas e aventuras, já que para ele o caminho pode ser muito mais interessante que a chegada ou a conquista em si. As características arianas também oferecem habilidade para manipular instrumentos e objetos com destreza e precisão, o que é necessário a qualquer alquimista ou mágico.

 

Lua em Leão

 

Uma Lua em Leão confere criatividade e otimismo ao mago. Seu prazer reside em sua habilidade de brincar, experimentar e se divertir, enquanto também diverte os outros. É generoso, autoconfiante e sempre pronto para ouvir seu coração e sinais que a vida apresenta. Nesse sentido, poderia até ter uma Lua em Peixes, mas talvez um Netuno forte no mapa lhe baste nesse sentido. Uma Lua em Leão parece mais coerente para trazer essa alegria, leveza e destreza, tão evidentes em seus gestos e em seu olhar.

 

É uma combinação jovem, três signos leves, juvenis e curiosos, que gostam de aventura e de experimentar a vida por puro prazer. Seja por inexperiência ou ser conectado com a natureza e seus recursos internos, o Mago é capaz de viver o presente, o aqui e agora e seguir os sinais, intuições e sincronicidades que a vida apresenta, o que faz muito bem com uma personalidade que reúne características presentes em Gêmeos, Áries e Leão.

 

Titi Vidal é astróloga, taróloga e radiestesista.

Promove sessões de constelação familiar sistêmica.

[email protected]

telefone: (11) 3255.5068

celular: (11) 98229.9957

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: