Selected a language:

Sucesso na Vida: 8 perguntas poderosas para você entender melhor sua carreira

*Semadar Marques

 

Especialistas no mundo todo são unânimes em afirmar que um currículo de peso e uma titulação invejável já não são um diferencial quando o assunto é carreira. Uma quantidade grande de diplomas não será garantia de sucesso se você não se dispuser a avaliar suas atitudes e planejamento pessoais. Eles precisam convergir em metas que traduzam quem você realmente é e o façam tornar-se alguém que mostre seu valor de mercado e que seja referência em sua área de atuação.

Agora pare um minuto e me diga: Qual foi a última vez que você dedicou um tempo significativo para pensar em sua carreira e os rumos em que ela está tomando? Eu falo de verdade, sem interrupções ou distrações. Um tempo para entender e comparar o que você está fazendo agora e o que você realmente gostaria de estar fazendo?

 

Pensar no que se ama fazer gera verdadeiros motivos para a ação - motivação. É claro que existem diversos obstáculos, pressões e realidades que nos distanciam da carreira que gostaríamos de seguir. Mas se não se enfrenta o medo desta indagação, tomar as devidas providências caso a resposta não estiver satisfazendo desejos e necessidades pessoais fica bem mais complicado.

 

Tudo bem, eu sei que é difícil e às vezes até um pouco chato. Mas sinto em lhe dizer, a melhor forma de crescer e expandir sua trajetória é refletindo sobre metas profissionais, fatores de satisfação ou insatisfação em sua posição atual e o quais atitudes assertivas você pode ter em relação a isso.

 

Não existe uma regra, o importante é ser o mais honesto e sincero consigo mesmo.

 

Pergunte a si mesmo:

 

(1) Do que mais me orgulho em minha carreira nos últimos doze meses?

 

(2) A posição/cargo em que eu atuo está me proporcionando autoestima e felicidade?

 

(3) Quais minhas metas profissionais para o próximo ano?

 

(4) O que eu faria caso o dinheiro não fosse necessário? O que faria de graça?

 

(5) Estou disposto a correr riscos para colocar em prática aquilo que me trará satisfação no trabalho?

 

(6) O que efetivamente me traz a felicidade e realização como ser humano?

 

(7) O que você faria por horas sem perceber a passagem do tempo?

 

(8) Quais os sonhos trazem empolgação e motivação?

 

Caso as respostas não estejam muito alinhadas com sua realidade atual, tudo bem. Não se muda aquilo que não se conhece e você acaba de identificar o que não está bom. Já é o primeiro indicativo de que você está pronto para iniciar a mudança, e é isso que importa agora. Daqui para frente você precisa definir e decidir, dar pequenos passos que lhe ajudarão a tornar o que lhe faz bem uma parte maior de sua vida.

 

*SEMADAR MARQUES é especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: